Toronto: Middle City Passages


toronto_gd.JPG

Formada por seis representantes do grupo, a equipe multidisciplinar foi composta para participar do Concurso Internacional “Toronto: Pequenas Intervenções Urbanas de Múltiplos Impactos”, em maio de 2015. O concurso foi integrante do Programa Internacional “Passagens, Espaços de Transição para a Cidade do Século XXI”, do Instituto Cidade em Movimento (IVM).


Tal concurso tinha como principal objetivo, através de pequenas intervenções urbanas, integrar os caminhos e acessos de pedestre com os pontos de parada - Palmdale Drive e Agincourt Drive – da nova linha de veículo leve sobre trilhos (VLT) da East Sheppard LRT Line no subúrbio da cidade canadense.


Partindo, então, da escala do individuo, na tentativa de reintroduzir os pedestres e ciclistas à complexidade urbana, iniciamos a proposição considerando como nossas experiências locais em planejamento e projeto de cidades contribuiriam para definir diretrizes para o subúrbio de Toronto.


Como incentivo ao uso da rua como um espaço/equipamento público, na tentativa de desencorajar a utilização do automóvel, foram propostas, novas conexões para pedestres e ciclistas e, como forma de garantir um percurso mais atrativo, nas áreas subutilizadas, também foram propostas novas intervenções como mobiliário urbano, playgrounds, jardins e áreas verdes, estufas e hortas, quiosques, ciclovias, bicicletários, ‘freezeways’ e outras estruturas de inverno.