X Bienal de Arquitetura



O apē participou, em 2013, da X Bienal de Arquitetura de São Paulo colaborando no processo de pesquisa e concepção da exposição denominada “Carrópolis”.


O objetivo era gerar questionamentos sobre as transformações causadas pelo carro nas cidades, a partir do momento em que ele se torna protagonista. Qual o lugar do carro na cidade? Como dimensionar seu impacto social, econômico e ambiental? Quais são os espaços residuais gerados? Essas foram algumas questões a partir das quais foram desenvolvidos estudos, compilados e comparados dados estatísticos, imagens e infográficos sobre mobilidade urbana e espaço público.


Junto à ANTP e outras instituições como DENATRAN, IBGE e Anfavea, foram selecionados dados como qual a porcentagem de espaço público ocupada pelo carro, quantos kilômetros de vias temos em São Paulo, além de imagens aéreas de Cássio Vasconcelos e uma série de fotografias parte do trabalho “Thirtyfour Parking Lots” de Edward Ruscha sobre estacionamentos vazios nos Estados Unidos.


O material foi organizado e posteriormente utilizado na produção de uma instalação audiovisual desenvolvida pelo escritório vapor 324 que uniu os dados numéricos a imagens da cidade de São Paulo.


Link para o vídeo: http://vapor324.com/projeto/carros-x-bienal/